Chevron Left
Back to Revisão Sistemática e Meta-análise

Learner Reviews & Feedback for Revisão Sistemática e Meta-análise by Universidade Estadual de Campinas

4.9
stars
2,689 ratings

About the Course

Este curso introduz um tipo de estudo conhecido por revisão sistemática. Vamos aprender sobre como a revisão sistemática se distingue das demais. Para isso esmiuçaremos cada uma de suas etapas: estruturar perguntas factíveis, organizar buscas por evidências científicas, selecionar artigos de maneira confiável, coletar dados dos artigos selecionados, avaliar a qualidade da evidência disponível, sintetizar o conjunto de evidências, atribuir confiança na síntese e divulgar no ambiente científico. Organizamos o curso em vídeos e textos curtos para ajudá-lo a compreender esses assuntos. O curso dispõe de exercícios e tutoria para orientá-lo da melhor forma. Usando as técnicas de revisão sistemática, independentemente do seu interesse em realizar uma, você pode mudar sua percepção sobre a evidência científica. Se você já participou de uma revisão sistemática e conhece os bastidores da pesquisa, as dicas ajudarão você a aproveitar melhor o seu tempo no seu próximo estudo. Se você sempre quis entender o que é revisão sistemática, este curso servirá como seu roteiro....

Top reviews

RO

Sep 9, 2023

Excelente curso!!! Gostei demais. Parabéns aos envolvidos no planejamento e execução do curso. Lamento apenas que o certificado não vem com o nosso nome. Apesar de apresentar um link para confirmação.

AL

Nov 27, 2021

O curso foi excelente! Contudo, um material didático impresso do curso seria de grande valia para revisões futuras, provavelmente, necessárias devido a limitação natural da memória do ser humano.

Filter by:

1 - 25 of 786 Reviews for Revisão Sistemática e Meta-análise

By Márcio S

Apr 5, 2020

Curso bastante esclarecedor. Senti falta de um aspecto mais prático, mas que não comprometeu a qualidade teórica e orientações quanto à revisão sistemática e meta análise. Todos os instrutores com excelente domínio sobre o conteúdo ministrado. Apesar do foco ser para a área de saúde é possível extrair os princípios para serem aplicados em outras áreas de conhecimento.

By Maíra T G

Apr 30, 2020

Achei o curso ótimo, meu deu uma base enorme que não tive durante o processo de pós-graduação, agora me sinto mais segura e apta a avaliar um revisão sistemática e uma Meta-análise com segurança

By José D R G

Apr 13, 2021

O curso foi de grande relevância, muitas duvidas que eu possuía foram dirimidas através dos áudios explicativos, meus parabéns a todos que integram essa plataforma em especial os professores.

By Aline M A S

May 5, 2020

O curso é excelente! Muito didático, com vídeos curtos e objetivos. As entrevistas com os profissionais foram muito enriquecedoras. Parabéns aos organizadores pela bela iniciativa.

By Paula B d S M

Jun 11, 2020

Curso excelente! Indico a todos os colegas da academia, mesmo para os que não tenham como objetivo desenvolver uma Revisão Sistemática, o conhecimento adquirido me ajudará em futuras pesquisas.

By Pablo A A

Apr 24, 2020

Sou aluno de mestrado da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM e dentre os produtos finais, estão um ensaio clínico e uma revisão sistemática, que já está em andamento. Este curso solucionou diversas dúvidas, assim como aumentou meu conhecimento a respeito de todos os fatores que envolvem este tipo de trabalho. Finalizo mais tranquilo e confiante que posso realizar uma boa revisão, baseado nos ensinamentos que nos foram disponibilizados durantes essas semanas. Obrigado pela dedicação de todos em divulgar conhecimento e preocupação de que isso seja feito de forma atualizada e precisa. Um forte abraço!!!

By Fernanda M F C B

Apr 8, 2020

Possui uma ótima didática e aprendi bastante, bem como revisei vários conceitos. Parabéns aos organizadores!

By Marcospaulo V M

Jun 30, 2020

Sensação de anticlímax. Fiz o curso na expectativa de ter noções mais práticas acerca da elaboração de revisões sistemáticas e metanálises. Claro, que a base teórica deste curso é muito boa e fundamental, por óbvio, mas fiquei com a sensação de expectativa não atingida. Esperava pela apresentação de exemplos práticos. Claro, que um curso de seis semanas não seria pleno para tanto, mas a apresentação de artigos e de técnicas na prática seriam de grande valia para consolidar e sistematizar o conhecimento. Também a orientação dos diretores de vídeo aos professores para gesticular foi indevida, pois em alguns vídeos tive de assistir novamente porque as mãos a balançar tomavam mais minha atenção do que a fala. As entrevistas também pouco acrescentaram ao curso e parece que serviu para mostrar a erudição e a networking do grupo de professores. Uma pena. Espero que haja um novo curso mais avançado para que se possa entender mais a elaboração das revisões sistemáticas e das metanálises.

By Keilla M

Apr 17, 2020

Sou principiante ainda no campo da Revisão Sistemática e Metanálise e este curso foi bastante importante para solidificar e incrementar o meu conhecimento na área. Gostei da objetividade e da diversidade de temas trabalhados neste curso, o que abriu ainda mais a perspectiva desse mercado de trabalho. As entrevistas que fazem parte do programa agregaram muito e foi simplesmente enriquecedor conhecer melhor o olhar e a motivação de personagens marcantes neste campo. Parabéns pela iniciativa de condensar um mundo inteiro de informações de forma tão prática e objetiva! Obrigada!

By Beatriz M d J

May 18, 2020

Curso bem esclarecedor, didático, simples, vídeos curtos e diretos no conteúdo. Gostei bastante do curso! E sugiro outros cursos sobre utilização da RevMan, por exemplo, ou outra ferramenta.

By Wilton F

May 5, 2020

Realmente gostei muito do curso, principalmente com o método adotado: vídeos aulas com pouca duração, as entrevistas e os testes de aprendizagem! Parabéns aos professores pelo curso!

By Ana S

Sep 2, 2021

Boa tarde, como foi o meu primeiro contato com a Revisão sistemática confesso que achei de difícil compreensão algumas partes do curso. Gostaria de saber inclusive se há algum curso introdutório para facilitar a compreensão deste.

By Marcus T M B

Nov 10, 2021

Não ensina de fato a escrever uma revisão sistemática. Fala de muitos softwares e programas que não são acessíveis aos alunos de um modo geral, são pagos e em dólar. Também não ensina a como selecionar artigos, saí do curso com as mesmas dúvidas que tinha quando entrei. É possível achar material na internet com o mesmo conteúdo e mais rápido. Levei uma semana em algo que encontrei em 2h no YouTube.

By Josy D O V

Apr 9, 2020

Curso muito basico dá um overview sobre a revisão mas com pouca aplicação pratica de como fazer.

By Amanda C d S

Jun 23, 2020

O Curso de Revisão Sistemática e Metanálise aborda com clareza e detalhamento todos os tópicos que devemos ter em mente ao pensar em realizar uma Revisão Sistemática. Por ser relativamente curto, é uma das melhores introduções ao tema por ser objetivo e prático - você pode ir fazer um rasculho das suas ideias e refinando junto com o acompanhamento do curso. Por fim, as pesquisas com pesquisadores experientes em revisões é o que faz o curso muito especial e atual. Parabéns Unicamp e Coursera por realizar um trabalho de tanta qualidade acadêmica! Obrigada UFABC por me possibilitar realizar esse curso. Recomendo a todos profissionais que queiram uma visão mais detalhada da metodologia cientifica.

By JOSÉ P B M

May 17, 2020

Curso excelente. O curso traz bons materiais e os professores são bem didáticos, além das entrevistas que enriquecem bastante a discussão. Como vi em comentários nessa seção, não costumamos ver esses conteúdos na graduação, ou o vemos de forma muito superficial e que não agregariam muita importância para nossa carreira. Hoje considero que estudar ciência é fundamental, e saber discernir evidências boas ou ruins nos torna melhores profissionais/pesquisadores. Parabéns a todos os professores do curso e a toda equipe organizadora.

By SAMIRA K

Aug 23, 2021

congratulations! O curso é muito bem planejado em termos da didática e do conteúdo. As entrevistas e recomendacoes de ferramentas e leituras complementares demonstram nao apenas o conhecimento da organizadora do curso e de demais professores , como também, indicam o interesse em compartilha-lo. Fiquei emocionada ao final do curso porque pude observar a seriedade, o compromisso e a generosidade empenhados no processo de ensino sobre revisão sistemática. Obrigada

By hilberto o

Dec 15, 2020

Parabéns jovens professores,grande capacidade empreendedora na área do ensino e com tamanha competência.Neste momento estou muito orgulhoso de integrar esta comunidade científica como aluno.Como diz o hino francês : Allons enfants de la patrie. Le jour de gloire est arrivé.Tudo na verdade é uma batalha.

Grande Abraço

José Hilberto

By Roberto V d O

Sep 10, 2023

Excelente curso!!! Gostei demais. Parabéns aos envolvidos no planejamento e execução do curso. Lamento apenas que o certificado não vem com o nosso nome. Apesar de apresentar um link para confirmação.

By Alexandre C G L

Nov 28, 2021

O curso foi excelente! Contudo, um material didático impresso do curso seria de grande valia para revisões futuras, provavelmente, necessárias devido a limitação natural da memória do ser humano.

By José M P

May 9, 2021

Adorei o curso! Ele foi super didático e objetivo. Eu estava com diversas dúvidas antes de realizar o curso e agora estou com elas todas esclarecidas. Muito obrigado pela iniciativa, professores!

By MARCIA P S N O

Jun 19, 2020

Um curso de altíssima qualidade. Estou satisfeita, principalmente porque sinto que agora tenho as ferramentas necessárias para iniciar uma R.S. usando tempo e trabalho, realmente necessários

By Otto H N

Apr 30, 2020

Prezados, gostaria de agradecer pela oportunidade e pelos conhecimentos compartilhados. O curso foi de extrema clareza, abordando o tema em todos os seu aspectos. Muito obrigado!

By Fabio M

Jan 19, 2021

Curso maravilhoso com professores altamente capacitados, informação consistente e atualizada com entrevistas incríveis. Parabéns aos organizadores.

By Robson S d M

Apr 23, 2020

Parabéns aos professores e equipe responsável em lançar esse curso. Foi extremamente proveitoso e somou bastante. Grande abraço,